WWW.SANTOSFC.COM.BR
O presidente Luiz Inácio da Silva sancionou nesta quinta-feira (14/09) a Lei nº 5.524/06, que autoriza a criação da Timemania, loteria que vai auxiliar os clubes de futebol a sanar suas dívidas com a União. O texto foi sancionado conforme aprovado na Câmara dos Deputados, sem vetos. O presidente do Santos Futebol Clube, Marcelo Teixeira, e o gerente de Planejamento, Projetos e Negócios do Santos FC, Dagoberto Fernando dos Santos, prestigiaram o evento e levaram pessoalmente o agradecimento do Peixe ao presidente Lula pela criação da loteria.
No ato, Lula afirmou que a criação da lei é o primeiro passo para tirar os clubes de futebol brasileiro da situação de inadimplência em que se encontram. “O futebol é uma paixão nacional, um patrimônio cultural brasileiro e um grande elemento de identidade do nosso povo. É nossa responsabilidade cuidar do futebol. É preciso resolver o problema”, disse. Em seu discurso, Lula citou o Santos FC como exemplo de clube que criava, no futebol de antigamente, um elo muito forte com seus atletas. “O Santos FC teve uma máquina de futebol que nasceu e morreu na Vila Belmiro”, disse Lula no discurso.
Para o presidente Lula, o processo de sustentabilidade financeira das agremiações, que se inicia com a criação da loteria, será longo. “A Timemania é um passo importante para preparar o futebol brasileiro para os brasileiros. Está na hora de não sermos mais apenas criadores e exportadores de grandes jogadores de futebol”, concluiu o presidente, que ainda destacou a importância do projeto de Lei que valoriza o time formador. O projeto tramita atualmente no Congresso Nacional.
O Ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior (foto), acredita que a Timemania vai fortalecer os clubes de futebol brasileiros. Além de saneá-los financeiramente, a nova loteria vai gerar receita e abrir caminho para que os times invistam na preparação e na permanência dos jogadores no país. “A Timemania é uma espécie de “marco zero” para os clubes de futebol. Ela inaugura um novo modelo capaz de superar o ciclo vicioso que existe hoje no país, com clubes fracos e endividados. Um ciclo que esvazia os estádios e desrespeita os torcedores “, afirmou Silva Jr.
Também presente no evento, o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marco Polo Del Nero (foto), disse que a criação da loteria prova que o governo se preocupa e respeita o futebol. “É o esporte do povo e a medida é fundamental para recuperação fiscal e solidificação dos clubes nacional”, apostou.
Para Marcelo Teixeira, a criação da loteria é uma luz no final do túnel para o futebol brasileiro. “Não é o caso do Santos FC, que entrou no Refis e tem quitado seus débitos federais, mas a maioria dos clubes tem dívidas fiscais monstruosas que a Timemania ajudará a quitá-las. São valores que serão reinvestidos no futebol. Com isso, os clubes terão maior capacidade de caixa, pois quitarão seus débitos e ainda acrescentarão receita vindas da Timemania”. O presidente do Peixe explica que o Santos FC deverá ser um dos primeiros clubes a acrescer receita através do Timemania. “Acredito que em menos de um ano com a loteria em funcionamento iremos encerrar os débitos federais do clube, graças a Timemania e ao Refis que fizemos em 2004″.
Teixeira fez questão de elogiar o presidente Lula, o ministro do Esporte, Orlando Silva e o deputado federal Agnelo Queiróz (PCdoB-DF), que ocupou o Ministério do Esporte no momento de criação da loteria. “A Timemania é uma obra de um Governo que percebe a importância do futebol para o país. Temos que dar o parabéns ao presidente Lula, ao ministro Orlando e também ao meu amigo Agnelo Queiróz (foto), um desportista que sempre colaborou com o futebol nacional”.
Representante do Clube dos 13 na Comissão do Futebol & Marketing do Ministério do Esporte (foi esta a comissão que criou a Timemania), Dagoberto Fernando dos Santos, que também é gerente de Planejamento, Projetos e Negócios do Peixe, estava satisfeito com a sanção presidencial ao projeto. “Tive a honra de ser um dos representantes dos clubes brasileiros na elaboração desta loteria. Temos certeza que a Timemania é o primeiro ato do Governo Federal em apoio ao futebol nacional”.
Marco Aurélio Ravanelli Klein (diretor de programas do Ministério do Esporte), Lula (presidente do Brasil), Paulo Samuel (Clube dos 13) e Dagoberto Fernando (Santos FC)
Dagoberto fez questão de elogiar o discurso de Lula. “Foi oportuno a lembrança do presidente Lula quanto ao projeto que protege o clube formador. O Governo Federal deve criar mecanismos que favoreçam a permanência de nossos ídolos no país. Com nossos principais jogadores no Brasil, teríamos um produto incrível gerando receita e movimentando a economia nacional”, destacou Dagoberto.
O que é a Timemania
A Timemania é uma loteria que ajudará os clubes de futebol a refinanciar e pagar as suas dívidas com a União e terá funcionamento semelhante à Quina ou à Mega Sena. No entanto, no lugar de números, o apostador escolherá entre 80 escudos dos times de futebol integrantes, todos participantes do Campeonato Brasileiro nas séries A, B e C.
Depois de ter as dívidas tributárias e de FGTS quitadas, os clubes poderão utilizar os recursos da Timemania – cerca de R$ 500 milhões anuais, de acordo com cálculos preliminares da Caixa Econômica Federal – como receita nova, investindo em esporte de base, estrutura de treinamento, contratação e manutenção de jogadores, entre outros projetos.
Distribuição da arrecadação da Timemania
46% – prêmios
22% – dívida dos clubes de futebol
20% – custos da CEF
3% – Fundo Nacional Penitenciário
3% – Santas Casas de Misericórdia
2% – Secretarias de esportes estaduais
2% – Lei Agnelo/Piva
1% – Seguridade Social
1% – Clubes Sociais