Marcelo Teixeira e Dagoberto Fernando prestigiam presidente Lula no ato de sanção da lei que cria Timemania

WWW.SANTOSFC.COM.BR

O presidente Luiz Inácio da Silva sancionou nesta quinta-feira (14/09) a Lei nº 5.524/06, que autoriza a criação da Timemania, loteria que vai auxiliar os clubes de futebol a sanar suas dívidas com a União. O texto foi sancionado conforme aprovado na Câmara dos Deputados, sem vetos. O presidente do Santos Futebol Clube, Marcelo Teixeira, e o gerente de Planejamento, Projetos e Negócios do Santos FC, Dagoberto Fernando dos Santos, prestigiaram o evento e levaram pessoalmente o agradecimento do Peixe ao presidente Lula pela criação da loteria.

No ato, Lula afirmou que a criação da lei é o primeiro passo para tirar os clubes de futebol brasileiro da situação de inadimplência em que se encontram. “O futebol é uma paixão nacional, um patrimônio cultural brasileiro e um grande elemento de identidade do nosso povo. É nossa responsabilidade cuidar do futebol. É preciso resolver o problema”, disse. Em seu discurso, Lula citou o Santos FC como exemplo de clube que criava, no futebol de antigamente, um elo muito forte com seus atletas. “O Santos FC teve uma máquina de futebol que nasceu e morreu na Vila Belmiro”, disse Lula no discurso.

Para o presidente Lula, o processo de sustentabilidade financeira das agremiações, que se inicia com a criação da loteria, será longo. “A Timemania é um passo importante para preparar o futebol brasileiro para os brasileiros. Está na hora de não sermos mais apenas criadores e exportadores de grandes jogadores de futebol”, concluiu o presidente, que ainda destacou a importância do projeto de Lei que valoriza o time formador. O projeto tramita atualmente no Congresso Nacional.

ministro_orlando_silvaO Ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior (foto), acredita que a Timemania vai fortalecer os clubes de futebol brasileiros. Além de saneá-los financeiramente, a nova loteria vai gerar receita e abrir caminho para que os times invistam na preparação e na permanência dos jogadores no país. “A Timemania é uma espécie de “marco zero” para os clubes de futebol. Ela inaugura um novo modelo capaz de superar o ciclo vicioso que existe hoje no país, com clubes fracos e endividados. Um ciclo que esvazia os estádios e desrespeita os torcedores “, afirmou Silva Jr.

marcopoloTambém presente no evento, o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marco Polo Del Nero (foto), disse que a criação da loteria prova que o governo se preocupa e respeita o futebol. “É o esporte do povo e a medida é fundamental para recuperação fiscal e solidificação dos clubes nacional”, apostou.

Para Marcelo Teixeira, a criação da loteria é uma luz no final do túnel para o futebol brasileiro. “Não é o caso do Santos FC, que entrou no Refis e tem quitado seus débitos federais, mas a maioria dos clubes tem dívidas fiscais monstruosas que a Timemania ajudará a quitá-las. São valores que serão reinvestidos no futebol. Com isso, os clubes terão maior capacidade de caixa, pois quitarão seus débitos e ainda acrescentarão receita vindas da Timemania”. O presidente do Peixe explica que o Santos FC deverá ser um dos primeiros clubes a acrescer receita através do Timemania. “Acredito que em menos de um ano com a loteria em funcionamento iremos encerrar os débitos federais do clube, graças a Timemania e ao Refis que fizemos em 2004″.

Teixeira fez questão de elogiar o presidente Lula, o ministro do Esporte, Orlando Silva e o deputado federal Agnelo Queiróz (PCdoB-DF), que ocupou o Ministério do Esporte no momento de criação da loteria. “A Timemania é uma obra de um Governo que percebe a importância do futebol para o país. Temos que dar o parabéns ao presidente Lula, ao ministro Orlando e também ao meu amigo Agnelo Queiróz (foto), um desportista que sempre colaborou com o futebol nacional”.

Representante do Clube dos 13 na Comissão do Futebol & Marketing do Ministério do Esporte (foi esta a comissão que criou a Timemania), Dagoberto Fernando dos Santos, que também é gerente de Planejamento, Projetos e Negócios do Peixe, estava satisfeito com a sanção presidencial ao projeto. “Tive a honra de ser um dos representantes dos clubes brasileiros na elaboração desta loteria. Temos certeza que a Timemania é o primeiro ato do Governo Federal em apoio ao futebol nacional”.

0823
Marco Aurélio Ravanelli Klein (diretor de programas do Ministério do Esporte), Lula (presidente do Brasil), Paulo Samuel (Clube dos 13) e Dagoberto Fernando (Santos FC)

Dagoberto fez questão de elogiar o discurso de Lula. “Foi oportuno a lembrança do presidente Lula quanto ao projeto que protege o clube formador. O Governo Federal deve criar mecanismos que favoreçam a permanência de nossos ídolos no país. Com nossos principais jogadores no Brasil, teríamos um produto incrível gerando receita e movimentando a economia nacional”, destacou Dagoberto.

O que é a Timemania
A Timemania é uma loteria que ajudará os clubes de futebol a refinanciar e pagar as suas dívidas com a União e terá funcionamento semelhante à Quina ou à Mega Sena. No entanto, no lugar de números, o apostador escolherá entre 80 escudos dos times de futebol integrantes, todos participantes do Campeonato Brasileiro nas séries A, B e C.

Depois de ter as dívidas tributárias e de FGTS quitadas, os clubes poderão utilizar os recursos da Timemania – cerca de R$ 500 milhões anuais, de acordo com cálculos preliminares da Caixa Econômica Federal – como receita nova, investindo em esporte de base, estrutura de treinamento, contratação e manutenção de jogadores, entre outros projetos.

Distribuição da arrecadação da Timemania
46% – prêmios
22% – dívida dos clubes de futebol
20% – custos da CEF
3% – Fundo Nacional Penitenciário
3% – Santas Casas de Misericórdia
2% – Secretarias de esportes estaduais
2% – Lei Agnelo/Piva
1% – Seguridade Social
1% – Clubes Sociais

Por : admin /Setembro 15, 2006 /Notícias

Envie seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

  • DFS
  • Sobre

    A DFS Gol Business é uma empresa de caráter privado especializada em gestão e consultoria empresarial no esporte.

  • Newsletter

    Cadastre-se e receba as novidades da DFS Gol Business.