Santos FC recebeu principal prêmio do Marketing nacional nesta sexta-feira

WWW.SANTOSFC.COM.BR

O Santos Futebol Clube, um dos vencedores da 20ª edição do Marketing Best (principal prêmio do segmento no Brasil) participou da cerimônia de premiação na noite desta sexta-feira (07), na Via Funchal (R. Funchal, 65 – Vila Olímpia- São Paulo- SP). O prêmio é concedido às empresas brasileiras que se destacam no planejamento e execução das estratégias de marketing de seus produtos e serviços. O clube apresentou o case Baleinha e Baleião: Rejuvenescimento Constante da Torcida do Santos FC.

A solenidade, comandada pelo jornalista Chico Pinheiro, foi pontuada pelo bom humor do apresentador e pela alegria dos campeões. A presença de Baleinha e Baleião foi uma atração à parte. Elas encantaram membros de diversas empresas vencedoras e cumpriram com maestria o papel de embaixadoras do Alvinegro Praiano.

O presidente do Santos FC, Marcelo Teixeira, foi representado pelo diretor de Marketing, José Geraldo Gomes Barbosa, e o presidente do Conselho Deliberativo, Florival Amado Barletta, por seu vice, Osmar Carvalho.

Ainda marcaram presença o gerente de Planejamento, Projetos e Negócios, Dagoberto Fernando dos Santos, funcionários do Departamento de Marketing e membros das empresas parceiras: Caco Machado, da Publishouse, Beatriz Costa, da Editora Abril, e Mauro Arruda, da Ki-Legal Brinquedos. Além disso, alunos e responsáveis pelas franquias de escolas de futebol Meninos da Vila também prestigiaram o evento.

Assessora de Desenvolvimento Institucional e Professora da Cadeira de Marketing da FGV-EAESP, Zilla Patricia Bendit, santista declarada, fez a entrega do prêmio. Toda a equipe do clube subiu ao palco e comemorou junto com as mascotes a importante conquista.

Após a solenidade de entrega dos prêmios, foi realizado show Festa Ploc 80´s com Sidney Magal, Banda Ploc 80´s, Bozo e o Dj Rebechi.

O resultado da premiação foi divulgado no dia 26 de setembro deste ano. O Marketing Best é um prêmio da Editora Referência, Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) e da consultoria MadiaMundoMarketing. O case do clube foi abordado em reportagem intitulada Donos do Pedaço, publicada na edição de outubro da Revista Marketing, da Editora Referência. A matéria explica como a agremiação promoveu a renovação da torcida e elevou suas receitas a partir da criação de Baleinha e Baleião.

O Santos FC foi a única organização ligada ao esporte relacionada entre os 20 melhores cases premiados. O júri do Marketing Best avaliou as ações alusivas às mascotes desenvolvidas pelo clube, entre elas os produtos licenciados, o crescimento da adesão de crianças e jovens ao quadro assocativo, o aumento do número de visitantes mirins ao Memorial das Conquistas, participação das baleias em jogos e eventos do clube e aparições espontâneas na mídia.

O presidente do Santos FC, Marcelo Teixeira, conceituou o prêmio como o reconhecimento do mercado ao trabalho do departamento para rejuvenescer a torcida do Peixe. “O Santos FC está entre as principais organizações do Brasil no tocante às estratégias de Marketing. Essa conquista mostra ao mercado que exploramos de forma eficiente nossa marca, uma das mais fortes do mundo no segmento esportivo. Com a chancela do Marketing Best, o interesse das empresas e parceiros nas mascotes do clube deve aumentar. Consequentemente, nossa imagem corporativa ganhará ainda mais credibilidade e criaremos novas fontes de receitas para a agremiação”.

Diretor presidente da Editora Referência, uma das criadoras do prêmio, Armando Ferrentini explica que o júri é composto por experts da área de Marketing. O case das mascotes impressionou pela estratégia e aplicação eficiente de ferramentas de Marketing Esportivo, área que cresce no mundo todo. “Os clubes de futebol são letárgicos e não dão a devida importância às técnicas do Marketing. O futebol é rentável, mas nesse processo são os clubes que menos ganham. O Santos FC é um exemplo para os demais, pois apresentou um case encantador, que demonstra preocupação com a conquista de novos torcedores”.

Este ano, o júri foi presidido por Jomar Pereira da Silva (Jornalista e Presidente da Associação Latino-Americana de Agências de Propaganda) e os jurados foram: Zilla Patricia Bendit (Assessora de Desenvolvimento Institucional e Professora da Cadeira de Marketing da FGV-EAESP); Francisco Alberto Madia de Souza (Diretor Presidente do MadiaMundoMarketing e da Academia Brasileira de Marketing); Marcos Henrique Nogueira Cobra (Diretor Presidente da Cobra Editora e membro da Academia Brasileira de Marketing) e João De Simoni Soderini Ferracciù (Presidente do Grupo De Simoni e membro da Academia Brasileira de Marketing).

Os outros cases vencedores foram das sequintes instituições: Banco Bonsucesso, Banco do Brasil, Banco Itaú, Bradesco Capitalização, Brasilcap, Caixa Econômica Federal, Cervejaria Petrópolis (Itaipava), Samsung, Cia Ultragáz, Consórcio Scania, Editora Abril – Quatro Rodas, Jornal O Liberal, Jornal Panorama, Mastercard, Nestlé, Petrobrás Sundown Motos, Tbwa, Unimed e Vivo.

O Santos FC contou com parceiros importantes para apresentar o case, como a Publishouse, Big Format e a Ki-Legal.

O Marketing Best é o segundo prêmio corporativo conquistado pelo Santos FC em 2007. O primeiro foi concedido em julho deste ano, quando o Peixe foi eleito como uma das seis instituições mais responsáveis socialmente do Brasil. O prêmio, denominado Mário Henrique Simonsen, é uma iniciativa da Fundação Nacional de Apoio Gerencial (FUNAGER), da Associação Comercial do Rio de Janeiro e do Rotary Clube. O balanço social do clube foi analisado a partir de publicação nos principais veículos da mídia nacional.

Case Baleinha e Baleião: Rejuvenescimento Constante da Torcida do Santos FC
O departamento de Marketing do Santos FC abordou, no case entregue à comissão julgadora, as estratégias utilizadas para reverter o processo de envelhecimento da torcida do clube. O time da Vila Belmiro junto com o Flamengo, em 1968, constituíam as duas maiores torcidas do Brasil (Fonte: Revista Veja – Edição n°1).

O público se encantava com a geração brilhante do Rei Pelé e pelos títulos conquistados pelo clube na década de 60. Com o fim da Era Pelé, em 1974, o Peixe passou a sofrer com o jejum da sequência de títulos e conquista de novos torcedores.

Esse quadro mudou radicalmente a partir de 2000, com a valorização das categorias de base, revelação de craques como Robinho e Diego, e conquistas importantes.

Em consonância com as tendências do Marketing Esportivo, o clube realizou um planejamento eficiente e percebeu que era o momento ideal para reverter o cenário negativo delineado nas décadas anteriores.

O primeiro passo foi a contratação da Publishouse, consultoria e produtora de linguagem de marcas com know-how em futebol. A partir daí, nasceram Baleinha e Baleião, criadas pelo publicitário Caco Machado, e todo universo lúdico explorado pelo clube em fantasias, produtos, ações promocionais e eventos.

Confira o case completo clicando aqui.

Marketing Best
Promovido há 20 anos, O Marketing Best avalia a qualidade e a seriedade inquestionáveis das performances das ações de marketing das empresas brasileiras. Transformou-se em uma referência de excelência para as organizações que buscam uma “certificação” para o sucesso de suas estratégias. Por isso, o número de inscrições para concorrer ao Prêmio aumenta ano a ano. O prêmio é uma realização da Editora Referência, da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) e do Madiamundomarketing.

Por : admin /Dezembro 08, 2007 /Notícias

Envie seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

  • DFS
  • Sobre

    A DFS Gol Business é uma empresa de caráter privado especializada em gestão e consultoria empresarial no esporte.

  • Newsletter

    Cadastre-se e receba as novidades da DFS Gol Business.